Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Violência contra as mulheres durante a pandemia de coronavírus

Por Renata Jardim, coordenadora de programas da Themis

Em 2020, vivenciamos o agravamento da violência contra as mulheres e das desigualdades de gênero. O discurso de ódio e as estratégias anti-gênero e fascistas ganharam legitimidade com a tomada do poder em nível federal após a eleição de Bolsonaro em 2018, fortalecendo as pautas contrárias aos direitos humanos.

O contexto que já era preocupante assumiu novos desafios com as medidas de confinamento, distanciamento físico e restrições de mobilidade necessárias para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. Estas medidas resultaram no aumento do isolamento social das mulheres de suas redes de apoio, geraram barreiras adicionais no acesso a serviços essenciais e, consequentemente, intensificaram a violência de gênero contra as mulheres. Além de estarem na linha de frente da resposta, as mulheres enfrentaram o fechamento das escolas e a redução das atividades econômicas, que as afetaram de forma desproporcional.

As projeções para o próximo período nos indicam que a crise sanitária e social seguirá, sendo necessário um conjunto de ações para assegurar que a prevenção e reparação da violência contra as mulheres e meninas sejam parte central das estratégias de resposta à COVID-19.

Consciente desta realidade a Themis em março de 2020 lançou a campanha #defesadedireitos com a estruturação de um programa de apoio para Promotoras Legais Populares, Trabalhadoras Domésticas e mulheres em situação de violência, com fornecimento de alimentos, recargas de celular, formação e apoio em saúde mental.

Para a atenção às mulheres em situação de violência, organizou grupos de Promotoras Legais Populares nas regiões da Restinga e Lomba do Pinheiro em Porto Alegre e em Canoas, que passaram a atender de forma online por meio de linha segura ofertada pela Themis em parceria com o poder judiciário, Patrulhas Maria da Penha e rede de serviços comunitários. Os resultados destas ações foram publicados em relatórios e seguirão ao longo de 2021.


Veja outras notícias

.