Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Veja como foi o lançamento do projeto Fla Sim pa Mudjer em Cabo Verde

Foi dada a largada oficialmente, na última sexta-feira (20), ao projeto “Fla Sim Pa Mudjer – Mulheres juntas na prevenção da violência em Cabo Verde”, na África. A cerimônia de lançamento ocorreu no Centro Cultural Cidade Velha, em Ribeira Grande de Santiago, e contou com a participação de autoridades locais, como da ministra da Justiça de Cabo Verde, Joana Rosa. A ministra ressaltou a importância da iniciativa, tendo em vista “o déficit quanto à igualdade de oportunidades, particularmente ao nível da participação das mulheres nos órgãos de decisão, no emprego e noutras áreas sociais”.

De acordo com a diretora da Fundação Womanity, Laura Somoggi, a resposta ao lançamento do projeto em Cabo Verde foi muito positiva. “Muitos dos principais atores fundamentais para a adaptação do Programa de Empoderamento Legal já se mostraram comprometidos, incluindo o Ministério da Justiça. É um começo muito promissor para a parceria entre a Themis e a ACLCVBG”, afirma Laura.

Para a diretora-executiva da Themis, Márcia Soares, a adaptação da metodologia em um novo país é desafiadora. “Mas temos absoluta convicção das enormes possibilidades que se abrem a partir daqui. Esse é um processo de construção conjunta que vai utilizar nossa experiência de quase 30 anos com a implementação do programa de Promotoras Legais Populares como ferramenta para criação de alternativas locais de enfrentamento à violência doméstica e familiar”, pontua Márcia, ressaltando que o projeto chega ao país africano após ser adaptado para 55 grupos de 11 Estados distribuídos por todas as regiões brasileiras.

A iniciativa, vencedora da quarta edição do Prêmio Womanity, promovido pela Fundação Womanity, dá início à atuação internacional da Themis, que desenvolverá um projeto de empoderamento legal de mulheres ao lado da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Gênero (ACLCVBG) pelos próximos três anos.

A parceria entre a Themis e a ACLCVBG permitirá que as duas organizações somem seus conhecimentos e experiências, atuando em conjunto para aumentar a conscientização sobre os direitos das mulheres e o acesso à justiça. Fla Sim pa Mudjer – na tradução do crioulo para o português, significa “Dizer Sim Para as Mulheres” – tem foco na prevenção à violência doméstica e suas intersecções com gênero, raça e classe. Por meio do ativismo comunitário de mulheres empoderadas legalmente, produzirá mudanças associadas às iniquidades de gênero, prevenindo violência, promovendo os direitos das mulheres e meninas nas comunidades.


Veja outras notícias

.