Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Trabalhadoras domésticas recebem diploma do curso #DomésticascomDireitos

As dezenas de participantes da terceira turma do curso #DomésticascomDireitos, promovido pela Themis e pela Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), já estão com o diploma em mãos. 

A cerimônia de formatura ocorreu no sábado (23), de forma online, com a participação de várias mulheres de luta. Além das formandas, as falas de boas-vindas ficaram a cargo de Maria Izabel Monteiro Lourenço, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município do Rio de Janeiro, e Diana Soliz Soria de Garcia, diretora Imigrante Indígena do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município de São Paulo e Diretora da Fenatrad.

A saudação ficou por conta de Virgínia Feix, sócia-fundadora da Themis e coordenadora pedagógica do Curso Domésticas com Direitos, e Luiza Batista, presidente da Fenatrad. Já as oradoras da turma, Walkiria Soares de Lima Bohrer Tesch e  Aparecida Marcondes Oliveira, ambas da sala Sueli Maria, fizeram emocionantes discursos em homenagem às suas colegas. 

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a participação da procuradora Júnia Bonfante Raymundo, do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro.

Em sua fala, destacou o esforço das trabalhadoras para concluir a qualificação:

“Quantas de vocês têm de se esforçar com internet de celular, telinha de WhatsApp para aprender uma coisa que é, muitas vezes, difícil. Mas, conhecimento é poder. Tenham esse poder, usem este poder, guardem esse poder”. 

Em sua terceira temporada, “Domésticas com Direitos: curso de Empoderamento Legal e Capacitação Profissional” tem o objetivo de capacitar faxineiras, cozinheiras, diaristas, cuidadoras e babás sobre seus direitos e suas competências profissionais. O apoio é da Care, da Veja e do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro, em parceria com UniRitter e Senac/RS.

Entenda o projeto
O curso faz parte do projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho, que contempla iniciativas de capacitação técnica e em direitos humanos para as trabalhadoras em residências. Trata-se de uma parceria da Themis com organizações de trabalhadoras domésticas do Equador, Brasil e Colômbia, com apoio da Associação Francesa de Desenvolvimento (AFD) e da CARE International. Os cursos ofertados às trabalhadoras residenciais são um dos braços do projeto, denominado Escola de Formação de Habilidades para a Vida e o Cuidado, que contempla uma etapa de formação em direitos humanos e trabalhistas e uma etapa de profissionalização.

O processo de formação aborda os principais marcos normativos da área, as formas de organização social para a defesa de direitos e temas como racismo, feminismo e violência no mundo do trabalho. Na qualificação profissional, são considerados temas como cozinha saudável, cuidado especializado de crianças e pessoas idosas e outras áreas técnicas.

O processo formativo é realizado totalmente pelo WhatsApp e conta com o aval acadêmico e certificação de instituições renomadas, como a UniRitter e o Senac/RS, a fim de agregar valor ao serviço prestado pelas trabalhadoras.


Veja outras notícias

.