Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

THEMIS será homenageada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

No ano em que completa 25 anos de história, a THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos será homenageada pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre (plenário Otávio Rocha – Av. Loureiro da Silva, 255). Na ocasião, a THEMIS vai receber a Comenda Porto do Sol em Sessão Solene. A atividade será realizada dia 22 de junho, às 15h. O projeto de lei foi proposto pela vereadora Sofia Cavedon.

A vereadora justificou o projeto com base na importância  que trabalho da THEMIS têm para os direitos humanos das mulheres. Sofia ainda listou alguns dos diversos prêmios nacionais e internacionais já recebidos pela THEMIS, os quais corroboram para a relevância do trabalho realizado na ampliação do acesso das mulheres à justiça.

A THEMIS foi criada em 1993, em Porto Alegre, como uma organização feminista de direitos humanos, com o objetivo de expandir o acesso à justiça para mulheres, através do conhecimento, mobilização e advocacia. Nos últimos anos, a THEMIS passou a tratar também de direitos econômicos e sociais das mulheres, com foco especial nas trabalhadoras domésticas. Todas as atividades e projetos lidam com as dimensões de raça e classe, tanto pela presença majoritária de mulheres negras, como pela evidente distribuição seletiva e desigual de direitos estruturado pelas discriminações de raça e classe.

Ao longo de sua história, a THEMIS buscou inovar em suas práticas, conquistou reconhecimento local e nacional que se expressou através de muitas parcerias com outras organizações feministas, como a ONU Mulheres, União de Mulheres, CFEMEA e Geledés, como também através de prêmios e títulos. Construiu também sólidas parcerias com instituições como a Fundação Ford e Fundo Elas, entre outras.


Veja outras notícias

.