Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis recebe certificado de vencedora do Prêmio Equals in Tech Awards 2020


A Themis – Gênero Justiça Direitos Humanos recebeu na semana passada o certificado oficial de vencedora do Prêmio Equals in Tech Awards 2020, uma das principais premiações do mundo para projetos de tecnologia que reduzam a desigualdade entre homens e mulheres. A organização conquistou o reconhecimento com aplicativo Laudelina, desenvolvido em parceria com a Fenatrad, que informa trabalhadoras domésticas sobre os direitos da categoria, possibilita a criação de rede e a realização de denúncias.

O anúncio da vitória foi realizado em novembro, em cerimônia online transmitida desde Genebra, na Suíça. O prêmio é oferecido por uma coalizão formada por instituições como ONU Mulheres, ITU (a agência de telecomunicações da ONU), GSMA (que representa operadoras e companhias de telefonia móvel ao redor do mundo), Universidade das Nações Unidas e Centro de Comércio Internacional (ITC – International Trade Center).

A Themis foi eleita vencedora na “Categoria Acesso – Melhorando o acesso, a conectividade e a segurança de mulheres e meninas à tecnologia digital” (na tradução livre), onde concorria com ações realizadas na Índia, no Paquistão, no Quênia e de atuação internacional. A organização foi a única do Brasil a conquistar o prêmio — os outros vencedores são da Arábia Saudita, do Camboja, da Nigéria e da Rússia. No total, 340 iniciativas de 70 países se inscreveram para a premiação, que conta com outras quatro categorias.

Conheça o app Laudelina

Laudelina é um aplicativo inovador que permite às trabalhadoras domésticas conhecerem os direitos da categoria de maneira fácil, rápida e prática. Entre as funcionalidades, a ferramenta oferece um guia com perguntas e respostas sobre direitos trabalhistas e uma ferramenta para o cálculo de salário, férias e rescisões de contrato. Também é possível acessar a lista de todos os sindicatos da categoria no país e realizar denúncias.

Além disso, o app possibilita a criação de grupos de contatos de trabalhadoras domésticas de uma mesma região, o que possibilita a troca de informações e a criação e o fortalecimento de uma rede de apoio. A ferramenta foi desenvolvida pela Themis em parceria com a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad).

Saiba mais 

– Conheça todos os finalistas e vencedores em: equals.org/awards

– Baixe o aplicativo Laudelina no link: laudelina.com.br/app

– Acompanhe as novidades sobre trabalho doméstico em: facebook.com/aplicativolaudelina


Veja outras notícias

.