Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis realiza encontro de encerramento do ano com as Promotoras Legais Populares

No último sábado (08), a Themis  – Gênero, Justiça e Direitos Humanos promoveu o encontro de final de ano com cerca de 30  Promotoras Legais Populares de Porto Alegre e Região Metropolitana. A reunião ocorreu na Associação Cultural Vila Flores (R. São Carlos, 753 bairro Floresta – Porto Alegre/RS) e stiveram presentes PLPs dos bairros Restinga, Lomba do Pinheiro e eixo Baltazar, bem como PLPs de Canoas e Guaíba.

O encontro teve como objetivo a confraternização entre as Promotoras Legais Populares e a Themis. No evento, as mulheres participaram de uma dinâmica de acolhimento com um momento de mística  dos quatro elementos. Além disso, a reunião também contou com a realização de uma roda de conversa sobre a atuação das Promotoras Legais Populares nos Serviços de Informação à Mulher (SIM). Nessa roda de conversa, a co-fundadora da Themis, Denise Dourado Dora, através de um áudio gravado especificamente para o evento, fez um resgate histórico dos SIMs. Promotoras Legais Populares mais experientes complementaram falando do funcionamento dos primeiros Serviços de Informação à Mulher. A assessora jurídica da Themis, Domenique Goulart, e a coordenadora executiva da instituição, Renata Jardim, apresentaram uma primeira proposta de Cartilha do SIM.

A cartilha é um instrumento que busca retomar o histórico dos SIMs, padronizar a estrutura desses serviços, bem como trazer princípios e estratégias de atuação. Tendo em vista que as Promotoras Legais Populares se organizam junto aos espaços dos SIMs, tanto para planejamento de ações e representações na comunidade, quanto para atendimento a mulheres, a proposta da Cartilha é fornecer mecanismos de aprimoramento das atividades em prol dos direitos das mulheres. A Cartilha tem previsão de lançamento para 2019.

 

Para ver todas as fotos do encontro acesse nossa página no Facebook.


Veja outras notícias

.