Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis promove conferência com Kimberlé Crenshaw em Porto Alegre

No ano em que comemora seus 25 anos de história, a Themis promove a Conferência “Justiça Interseccional” com Kimberlé Crenshaw. Professora de Direito na Faculdade de Direito de Columbia e na Universidade da Califórnia, defensora dos direitos civis e uma das principais estudiosas da teoria crítica da raça, Crenshaw é parceira da Themis desde a nossa fundação.

A atividade será realizada dia 26 de novembro, às 18h, no Auditório da Justiça Federal (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 600), em Porto Alegre. O evento é gratuito e aberto ao público. A conferência também será transmitida ao vivo pela internet na página da Themis no Facebook (https://www.facebook.com/themis.org.br/).

Kimberlé Crenshaw é bastante reconhecida pela introdução do termo “interseccionalidade” no cânone, bem como pelo desenvolvimento teórico desta ferramenta de análise. Ela é professora em tempo integral na Faculdade de Direito da UCLA e na Columbia Law School, onde se especializa em questões de raça e gênero. É também fundadora do Centro de Interseccionalidade e Estudos de Política Social da Columbia Law School e do Fórum de Política Afro-Americano, bem como do presidente do Centro de Justiça Interseccional, com sede em Berlim.

A interseccionalidade é um conceito que promove o aprofundamento de estudos – sobretudo da área jurídica, mas não só – acerca de como identidades sociais, particularmente identidades minoritárias, se relacionam com sistemas e estruturas de opressão, dominação ou discriminação. Seus estudos também foram seminais para o desenvolvimento do feminismo interseccional, uma aplicação da teoria que examina os sistemas de opressão e discriminação aos quais as mulheres estão sujeitas, atrelando à análise de gênero ao exame de outros elementos, como raça, sexualidade, histórico econômico.

O evento será realizado em parceria com a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJUFERGS) e conta com o apoio da Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESMAFE) e da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Quarta Região.

SERVIÇO:

Conferência “Justiça Interseccional”, com  Kimberlé Crenshaw

26 de novembro, às 18h

Local: Auditório da Justiça Federal (rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 600)

 


Veja outras notícias

.