Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis obtém status consultivo na Organização das Nações Unidas (ONU)

O Conselho Econômico e Social (ECOSOC) da Organização das Nações Unidas (ONU) concedeu status consultivo à Themis, que passa a ter acesso às conferências internacionais da ONU e a reuniões dos órgãos associados, permitindo um monitoramento amplo da defesa dos direitos das mulheres. Atualmente, mais de 5 mil organizações não governamentais ao redor do mundo têm o status consultivo da ONU. O status é concedido pela ECOSOC por recomendação do Comitê das ONGs, composto por 19 Estados membros.

Obtido neste dezembro, o reconhecimento coroa um ano desafiador para a Themis, no qual a Organização criou e capitaneou uma série de projetos e iniciativas para afirmar os direitos das mulheres.

“O status consultivo na ONU permite uma incidência internacional mais sólida e facilita a interlocução com organizações que atuam na defesa dos direitos humanos das mulheres em todo o mundo. É resultado da importante trajetória da Themis nestes 28 anos”, afirma a diretora-executiva da Themis, Márcia Soares.

A distinção é recebida pela Themis em um momento em que a organização dá início a sua atuação internacional, com o projeto de empoderamento legal de mulheres ao lado da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência de Gênero, em Cabo Verde (ACLCVBG), na África, pelos próximos três anos. O desenvolvimento do programa “Fla SIM pa Mudjer: Mulheres juntas prevenindo a violência em Cabo Verde” será possível graças ao Prêmio Womanity, da Fundação Womanity, do qual a Themis e a ACLCVBG foram as vencedoras de 2021.


Veja outras notícias

.