Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis faz Planejamento Estratégico para o próximo ano

Nesta semana, nos dias 3 e 4, a Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos realizou encontro para desenvolver o seu Planejamento Estratégico 2020. A atividade contou com a presença de integrantes da diretoria da instituição, Promotoras Legais Populares, equipe de trabalho, sócias e convidadas. O evento teve o objetivo de desenvolver estratégias de estruturação e atuação da Themis para o próximo ano. 

Na terça-feira (3), diálogos sobre justiça interseccional e conjuntura levantaram pontos importantes para o posicionamento da Themis. A advogada e doutora em Pós-colonialismos e Cidadania Global, Élida Lauris, trouxe reflexões acerca do relacionamento entre as instituições públicas e o sistema de justiça no Brasil e mostrou preocupação sobre a “manutenção das conquistas das instituições sociais em uma realidade tão dinâmica como a do país”. Na mesma linha, Denise Dora, uma das fundadoras da Themis, resgatou o trabalho da organização, que foi “realizado de forma consistente nos seus 25 anos”, e ressaltou que o caminho do empoderamento legal deve ser seguido apesar do cenário. 

Na ocasião, o trabalho desenvolvido com as empregadas domésticas foi lembrado como uma ação emblemática da organização. “As trabalhadoras desse setor nunca tiveram acesso à justiça, a Themis foi pioneira nessa área”, ressaltou a consultora Tamires Dias Quadros, lembrando do desenvolvimento do aplicativo Laudelina, que facilita o acesso aos direitos dessas trabalhadoras e cria uma rede entre as domésticas e seus sindicatos. 

Outra pauta estratégica identificada foi reconhecer e ampliar os parceiros da Themis. Para a Promotora Legal Popular (PLP) e integrante do conselho diretor da Themis, Maria Inês Barcelos, “vários espaços que antes eram de diálogo, hoje  acabam sendo de enfrentamento”. Apontou ainda que “é preciso estar em espaços estratégicos nas comunidades para que as mulheres possam ser bem acolhidas”.

No segundo dia de atividade, foram pautados os eixos estratégicos de tecnologia e justiça, com destaque para os aplicativos PLP 2.0 e Laudelina, além de análises e ponderações sobre o campo da comunicação. Os trabalhos foram conduzidos pelo facilitador Domingos Armani, que auxiliou na identificação dos pontos estratégicos a partir das discussões trazidas pelas participantes.

Os encontros contaram com a presença da representante da Womanity Foundation no Brasil, Tiana Lins.

Momento de encontro com integrantes da diretoria da instituição, Promotoras Legais Populares, equipe de trabalho, sócias e convidadas.

 

 


Veja outras notícias

.