Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis é uma das organizações participantes do “VI World Justice Fórum” em Haia, Holanda

A THEMIS foi selecionada, junto com 30 organizações de todos os continentes, para apresentar seus projetos no VI World Justice Fórum em Haia, Holanda. O fórum reúne, anualmente, instituições e pessoas que trabalham pelo acesso à justiça, a partir da sociedade civil, universidades e Estados. Na edição deste ano, que ocorreu do dia 29 de abril ao dia 02 de maio, a Themis apresentou dois aplicativos: Laudelina e PLP 2.0.

Jade Alves, integrante da equipe Themis na entrada do World Justice Fórum, no primeiro dia do evento.

“Estar neste fórum é uma inesquecível experiência de aprendizagem sobre os desafios para concretizar justiça, em especial para mulheres e populações discriminadas. Há muita luta, criatividade e resistência”, afirma Denise Dora, sócia-fundadora da Themis.

Brasil, África do Sul, Tanzânia e Nepal

Segundo dados apresentados durante o fórum, hoje, 2/3 da humanidade vive sem acesso real à justiça, sem informações sobre seus direitos e sem contato com serviços legais. As alternativas para mudar esta situação são muitas, desde que haja vontade política de governos, parlamentos e judiciário.

Há programas de acesso à serviços legais através de SMS, aplicativos, plataformas digitais e linhas telefônicas, que garantem informação sobre leis e serviços.

No fórum, ocorre uma apresentação de diferentes inciativas que fomentam  o acesso à justiça como, por exemplo, programas de capacitação em direitos para comunidades em  diferentes contextos e projetos de advocacia de impacto, litigando contra governos autoritários, falta de transparência e irresponsabilidade pública.

Há também programas inovadores em faculdades de direito, possibilitando que o conhecimento jurídico seja uma ferramenta para justiça social.

 

Uzbequistão

Tanzânia

Brasil e África do Sul


Veja outras notícias

.