Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis e Promotoras Legais Populares (PLPs) pintam muros para marcar lançamento de campanha nacional contra o feminicídio

A Themis e as Promotoras Legais Populares (PLPs) realizaram nesta quinta-feira (25/3) uma ação de pintura de três muros em Porto Alegre para marcar o lançamento da campanha #NemPenseEmMeMatar, uma frente feminista nacional para sensibilizar, mobilizar e denunciar a escalada dos feminicídios no Brasil.

Os muros foram pintados nos bairros Restinga, Cruzeiro e Jardim Carvalho, por artistas das próprias comunidades, exaltando a imagem dos girassóis amarelos, símbolo do Levante, que figura como sinal de esperança e celebração da vida.

A ação foi articulada pelas PLPs Maria de Lourdes Peixoto de Oliveira, Malvina Beatriz Souza, Cenira Vargas da Silva, Maria Guaneci Ávila e Maria Inês Nunes Barcelos, que também é conselheira tutelar. No Jardim Carvalho, a Agência Compromisso, o Coletivo A Vez das Comunidades e a conselheira tutelar Cris Medeiros também participaram da ação. Novas iniciativas serão organizadas pela Themis a cada dia 25 dos próximos meses, como parte da campanha.

Organizada pelo Levante Feminista Contra o Feminicídio, integrado pela Themis e pelas PLPs, a campanha nacional foi lançada em live na manhã desta quinta-feira, com a participação de mulheres de todo o Brasil e a apresentação da música da campanha. Antes disso, o movimento lançou um manifesto, que já recebeu mais de 27 mil assinaturas e continua aberto a adesões em change.org/levantefeminista2021.

No documento, construído de forma coletiva, a frente pontua que a existência de uma “cultura de ódio” direcionada às mulheres brasileiras precisa chegar ao fim, e que a prática do crime de feminicídio “nunca esteve tão ostensiva e extremista” quanto no governo de Jair Bolsonaro e, sobretudo, no contexto da pandemia do novo coronavírus.

Nas próximas semanas, a campanha terá ações pontuais organizadas nos Estados por mulheres que vivem e conhecem a realidade específica do feminicídio em cada lugar. Com a hashtag #NemPenseEmMeMatar, a frente busca atingir um público amplo e disseminar a ideia de que a violência contra a mulher é um problema que afeta não só as famílias, mas a sociedade inteira.

Previsto no Código Penal desde 2015, o feminicídio – assassinato de mulheres apenas por serem mulheres – cresce diariamente no Brasil. No primeiro semestre de 2020, ano em que a pandemia de Covid-19 se alastrou pelo mundo impondo a necessidade de isolamento social, foi registrado aumento de 1,9% deste crime de ódio, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Naqueles primeiros seis meses, foram mortas 648 brasileiras, a maioria negras e vivendo em desigualdade social.

Confira os locais das pinturas em Porto Alegre:

CRUZEIRO


Local: Rua Cruzeiro do Sul, entre as ruas Dona Malvina e Dona Otília
Artistas: Ana Scarceli e Leandro Alves (@anascarceli e @leandroalves.art)

 

 

RESTINGA


Local: Praça da Esplanada Restinga (muro da Casa das Irmãs Murialdinas)
Artista: Bina (@binamaisamor)

 

 

 

 

JARDIM CARVALHO

 

 

 

 

 

Local: Av. Antônio de Carvalho, esquina com a Rua 1 da Cefer 2
Artistas: Luiza Câmara (@luizascamaraart) e Amarelo470 (@yellowman470)

 

 

 

 

 

Veja o vídeo de como ficou o muro no bairro Jardim Carvalho:


Veja outras notícias

.