Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis é destaque na mídia com prêmio internacional

Folha de S.Paulo foi um dos jornais que destacou a conquista

A Themis – Gênero Justiça Direitos Humanos venceu, na semanada passada, o Equals in Tech Awards, da Organização das Nações Unidas (ONU), uma das principais premiações do mundo para projetos de tecnologia que reduzam a desigualdade entre homens e mulheres. O reconhecimento se deu com o aplicativo Laudelina, desenvolvido em parceria com a Fenatrad, que informa trabalhadoras domésticas sobre os direitos da categoria, possibilita a criação de rede e a realização de denúncias.

A conquista foi destaque na mídia local e nacional. Na reportagem mais recente, na Folha de S.Paulo deste final de semana, o periódico evidencia que o aplicativo Laudelina já foi baixado 17.700 vezes e 4.500 usuárias estão usando o recurso ativamente. Além disso, a matéria destacou a capacitação Domésticas com Direitos. Veja trechos da reportagem:

Entre as funcionalidades, está a opção de interação com outras trabalhadoras próximas. Isso é possível por geolocalização. Este contato é especialmente importante em cidades onde não existe sindicato. É uma categoria que trabalha cada uma em uma casa, diferente de outras categorias que compartilham o espaço e se organizam coletivamente”, explica Jéssica Miranda Pinheiro, 31, coordenadora de projetos da Themis.

Por meio do aplicativo, é possível fazer denúncia de abusos no trabalho diretamente ao Ministério Público do Trabalho (MPT). “Quando ela sabe dos direitos, ela vai estar empoderada para conversar com seus empregadores. A maioria dos patrões não conhece a Lei Complementar 150. Alguns, então, não cumprem porque não tem conhecimento. Eles também podem baixar o aplicativo. A trabalhadora pode não ser uma bacharel em direito, mas terá as informações sobre os direitos conquistados por toda categoria” , diz Luiza Batista, presidente da Fenatrad.

No G1 RS, a matéria explica a importância do aplicativo pela percepção de Ernestina Santos Pereira, 62 anos, integrante do Conselho Nacional das Trabalhadoras Domésticas e diretora do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Pelotas. Diz o texto:

Por isso, ela aponta o Laudelina como uma ferramenta de, também, dar voz à classe. “O objetivo é divulgar os direitos e os deveres, tanto das trabalhadoras quanto dos empregadores. Sinto-me feliz quando vejo as trabalhadoras irem ao sindicato conferirem o que encontraram no aplicativo. É uma ferramenta que ajuda muito as trabalhadoras, trabalhadores e também as patroas”, pontua.

O prêmio também ganhou destaque no Bom Dia Rio Grande, da RBS TV. A reportagem explica que o aplicativo Laudelina ganhou, além do destaque internacional, o carinho e reconhecimento das trabalhadoras domésticas.

A reportagem do Brasil de Fato destaca que a Themis foi vencedora na “Categoria Acesso – Melhorando o acesso, a conectividade e a segurança de mulheres e meninas à tecnologia digital” (na tradução livre), onde concorria com ações realizadas na Índia, no Paquistão, no Quênia e de atuação internacional. Veja trecho da reportagem:

A organização foi a única do Brasil a conquistar o prêmio — os outros vencedores são da Arábia Saudita, do Camboja, da Nigéria e da Rússia. No total, 340 iniciativas de 70 países se inscreveram para a premiação, que conta com outras quatro categorias. O prêmio reconhece anualmente organizações, projetos e indivíduos que trabalham para ajudar mulheres e meninas a obterem acesso à internet, habilidades digitais e oportunidades na indústria de tecnologia. “Para nós, é uma celebração para todas as trabalhadoras domésticas do mundo, que hoje representam cerca de 67 milhões de pessoas, muitas delas mulheres trabalhando sob condições muito precárias”, afirmou durante a cerimônia a conselheira da Themis Denise Dora.

Em outra matéria que destaca o reconhecimento, o Sul 21 explica que o prêmio é oferecido por uma coalizão formada por instituições como ONU Mulheres, ITU (a agência de telecomunicações da ONU), GSMA (que representa operadoras e companhias de telefonia móvel ao redor do mundo), Universidade das Nações Unidas e Centro de Comércio Internacional (ITC – International Trade Center). Confira um trecho da notícia:

Para a diretora executiva da Themis, Márcia Soares, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela organização ao longo da última década: “O aplicativo Laudelina é um dos resultados de nossos esforços para ampliar o acesso das mulheres à justiça, através da tecnologia. É um importante passo para que outros parceiros se somem à Themis nessa iniciativa e possibilitem a ampliação e a multiplicação dessa importante ferramenta”.

 

Clique nos links e leias as reportagens completas:

Domésticas fazem por app curso sobre Previdência Social e direitos trabalhistas – Folha de S.Paulo

Criado em Porto Alegre, aplicativo para trabalhadoras domésticas ganha prêmio internacional – G1 RS

Themis vence prêmio internacional com aplicativo que informa direitos a domésticas – Brasil de Fato

Themis vence prêmio internacional de tecnologia com aplicativo voltado para trabalhadoras domésticas – Sul 21

Reportagem do Bom Dia Rio Grande – RBS TV

 


Veja outras notícias

.