Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis divulga agenda dos 21 dias de ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

No Brasil, a mobilização pelo Fim da Violência contra as Mulheres inicia em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. São 21 dias de ativismo que têm o objetivo de conscientizar e compartilhar informação para combater e prevenir todo tipo de violência contra as mulheres e meninas.

A Themis- Gênero, Justiça e Direitos Humanos e as  Promotoras Legais Populares (PLPs) fortalecem a mobilização participando e promovendo diversas atividades durante a campanha. Junte-se à luta pela vida das mulheres e meninas!

Programação:

21/11  Panfletaço na Esquina Democrática para convocação do ato público no Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres que ocorrerá dia 25/11. A atividade é promovida pelo Comitê em Defesa da Vida das Mulheres e tem saída marcada para às 15h.

23/11 Oficina sobre direitos sexuais e reprodutivos para as Promotoras Legais Populares, com a Marcha Mundial das Mulheres. O encontro será no Arco da Redenção, em Porto Alegre, às 14h. 

25/11 Serviço de Informação à Mulher (SIM) itinerante na Restinga. O evento acontecerá na Esplanada da Restinga, junto com outros serviços da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres, a atividade iniciará às 13h e se encerra às 18h. 

25/11 Ato público pelo Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres. Ocorrerá na Esquina Democrática com saída às 17h.  Quem promove é o Comitê em Defesa da Vida das Mulheres, ao qual a Themis integra. 

26/11  Campanha RS Contra o Abuso Sexual Juvenil.  O evento é uma realização da Interchap Brasil RS, Instituto TransformeRS e Projeto Luz e Cidadania e Promotoras Legais Populares de Guaíba. A sócia da Themis Rúbia Abs será uma das palestrantes. O evento acontecerá na Igreja Fonte da Vida em Canoas (Av Santos Ferreira, 2620), das 13h às 17h. 

27/11 Roda de conversa sobre Antirracismo promovida pelo Serviço de Informação à Mulher de Canoas. O evento acontecerá das 14h às 17h, no SESC Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340), centro de Canoas. 

02/12 Roda de Autocuidado. A Themis- Gênero, Justiça e Diretos Humanos e as Promotoras Legais Populares da Restinga promovem uma Roda de Autocuidado com a educadora emocional Natasha Franzen. Rua Engenheiro Oscar Oliveira Ramos, 1411, Restinga, Porto Alegre, às 14h.

03/12 Roda de Conversa sobre Violência Doméstica na Mostra Científica da Escola Ver Carlos Pessoa de Brum. Rua Abolição, s/n. Restinga Velha, Porto Alegre. Atrás da Escola de Samba Estado Maior da Restinga, às 13h15.

04/12 Seminário “Empoderamento da Mulher Negra na Garantia de Direitos”. O seminário é promovido pela Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepom) da Prefeitura de São Leopoldo, com início às 13h30 na Câmara de Vereadores do município (R. Independência, 66, Centro). O encontro é gratuito e aberto ao público.

05/12 Estação Themis #DomesticasComDireitos – Orientação jurídica gratuita para trabalhadoras domésticas. A atividade mobilizará Promotoras Legais Populares de diversas regiões, advogadas parceiras da Themis, sócias e sócios e a equipe técnica da organização para tirar dúvidas sobre os direitos dessas profissionais na estação da Trensurb Mercado. O evento ocorre durante a parte da manhã e inicia às 7h.

 


Veja outras notícias

.