Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis comemora 29 anos com afeto e cultura

O Dia Internacional da Mulher e o aniversário de 29 da Themis foram celebrados com cultura e afeto neste 8 de Março, junto à Promotoras Legais Populares (PLPs), trabalhadoras domésticas e Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs).

O evento, que contou também com a participação da equipe, da direção e do conselho da Themis, ocorreu no Cine Grand Café (antigo Guion), um espaço de cultura de Porto Alegre. Os presentes participaram do coquetel de lançamento da exposição “Gravura, substantivo feminino”, com obras da expressão artística tradicional no Estado. Com curadoria de Ben Berardi, que brinda a Themis com seu trabalho voluntário, a exposição conta com criações de 16 artistas mulheres, entre elas Anico Herskovits, Elida Tessler, Maria Tomaselli, Paulina Eizirik e Regina Silveira – todas advindas do Acervo do Consórcio de Gravuras, do Museu do Trabalho (PoA/RS).

Durante o coquetel, as ativistas comunitárias populares e trabalhadoras domésticas circularam pela exposição e conheceram o trabalho das artistas. Também houve um momento muito especial, no qual pessoas ligadas a Themis puderam falar sobre sua relação com a organização e a importância de se celebrar as quase 3 décadas de trabalho junto às mulheres.

“Oito de março de 2022, 29 anos da Themis, dia de luta, de reconhecimento, de festejar a história e a conquista de todas as mulheres do Brasil e do mundo. Hoje estamos aqui reunindo os nossos parceiros, o conselho diretor, os sócios e as sócias diretoras da Themis e esse conjunto de mulheres que topou construir pontes entre as mulheres de periferia e o sistema de Justiça. Hoje a gente inaugura um ano de luta, de enfrentamento por um país mais democrático para todos os cidadãos e cidadãs do país. É um ano diferente, nos qual enfrentamos um projeto de mundo que ameaça a nossa estabilidade e a nossa democracia. Enquanto organização feminista e antirracista, precisamos ir às ruas, sem medo, para gritar por liberdade e justica. Nós não podemos e não vamos deixar que se instale no país um projeto fascista e antidemocrático que ameace tudo o que conquistamos nos últimos anos”, afirmou Márcia Soares, diretora executiva da Themis.

Fabiana Lara, PLP de Canoas, fez um discurso emocionado, no qual pontuou o papel da organização na defesa de direitos: “É sempre um orgulho atuar junto a uma entidade que nos deu voz e vez e acreditou no nosso esforço, na capacidade humana e, principalmente, na defesa dos direitos das mulheres”. 

Ao final da confraternização, PLPs, JMCs e trabalhadoras domésticas foram convidadas a ingressar na sala de cinema e assistir ao filme “Mães Paralelas”, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. O longa, que está na lista de indicados ao Oscar deste ano, conta a história tocante de um relacionamento improvável entre duas mães solo, que se conhecem em um quarto de hospital quando estão prestes a dar à luz. As duas formam um forte vínculo que transforma suas vidas.  

 

A Themis custeou todas as despesas, inclusive de locomoção, das PLPs, JMCs e trabalhadoras domésticas que participaram do evento. No dia anterior, a Themis foi homenageada com o diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Porto Alegre, por proposição da vereadora Daiana Santos, da Bancada Negra da Câmara.

 

Crédito das fotos: Rhay Marinho


Veja outras notícias

.