Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis apresenta novos membros do Conselho Diretor

No dia 12 de dezembro de 2018 ocorreu a Assembleia Ordinária anual da Themis. Nela foram apresentados os projetos desenvolvidos ao longo do ano e foram aprovados para titularidade e suplência respectivamente novos membros para o Conselho Diretor.  O novo conselheiro titular é o professor universitário Fernando Seffner e a nova conselheira suplente é a professora universitária Marcia Veiga.  Os novos conselheiros substituem as sócias Marli Medeiros que faleceu em junho de 2018 e Élida Lauris que renunciou.  Marcia e Fernando foram aprovados por unanimidade pelas sócias presentes na Assembleia Geral que foram: Denise Dourado Dora, Luana Pereira, Michele Savicki, Maria Salete da Silveira Pinto, Jéssica Miranda Pinheiro, Gabriela Fischer Armani e Nara Terezinha Soares.  Fernando destaca a importância de se tornar conselheiro da Themis “É importante por dois motivos. O primeiro é participar da história da instituição, de suas lutas, proposições, ações, reflexões e parcerias. O segundo motivo é que meu lugar de trabalho é a academia, e a participação na Themis ajuda a consolidar os laços entre a academia e o movimento social”. Já a professora Marcia Veiga celebra seu retorno à Themis “comecei como voluntária, depois estagiária depois assessora técnica. Fiquei na Themis de 2000 a 2007.Minha expectativa é retribuir para a instituição um pouco do que ela significou na minha trajetória tanto como profissional quanto como cidadã”.

 

Além da aprovação dos novos conselheiros a presidenta do Conselho Diretor, Andréa Nocchi, apresentou às sócias presentes as atividades executadas pela Themis em 2018. Dentre elas o curso de formação de Promotoras Legais Populares em Canoas, o Seminário em parceria com a Unisinos sobre justiça interseccional e o  Projeto desenvolvido com o apoio financeiro do Ministério Público do Trabalho referente ao aplicativo Laudelina e de oficinas nos SIMs (Serviços de Informação às Mulheres).A Assembleia Geral Ordinária é um encontro que ocorre uma vez por ano conforme o artigo 11º do Estatuto Social  Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos.

 

Conheça mais sobre os novos conselheiros:

Marcia Veiga – Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos. Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (outubro de 2015 a setembro de 2020). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2015). Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2010). Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade Luterana do Brasil (2006). Foi Bolsista CAPES/SPM-PR selecionada pelo 1º Edital Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (2009). É vencedora do Prêmio Adelmo Genro Filho 2011, na categoria Melhor Dissertação de Mestrado, concedido pela SBPJOR – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Teses 2016 na área Ciências Sociais Aplicadas I. Autora do livro “Masculino, o gênero do Jornalismo: modos de produção das notícias”, 8º volume da série Jornalismo a rigor da Editora Insular (2014). Possui ampla trajetória na Assessoria de Imprensa junto a organizações não-governamentais. Interesse de pesquisa nas áreas de jornalismo; produção de notícias; gênero e interseccionalidades; produção do conhecimento.

 

Fernando Seffner – Graduado em Geologia e em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Sociologia e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação UFRGS (2003). Professor Associado IV da Faculdade de Educação da UFRGS Departamento de Ensino e Currículo. Docente e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, com ênfase temática nas pedagogias de construção das masculinidades. Docente e orientador no Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA, polo UFRGS. Atua em pesquisas e orientações investigando processos de produção, manutenção e modificação das masculinidades, situações de vulnerabilidade à AIDS; conexões entre direitos humanos e políticas públicas de gênero e sexualidade, teorizações queer, interseccionalidade e marcadores da diferença.

Clique aqui para ver a composição atual do Conselho Diretor da Themis


Veja outras notícias

.