Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis apoia evento científico sobre trabalho doméstico em Porto Alegre

Entre os  dias 25 e 26 de julho, em Porto alegre,  ocorre o evento cientifico  organizado pela Rede de Pesquisa sobre Trabalho Doméstico (Rithal), sobre trabalho doméstico na América Latina. O objetivo do encontro é debater os principais desafios deste importante tema social. O evento ocorrerá no Instituto de  Filosofia e Ciências Humanas, da UFRGS. Entre os apoiadores estão: Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, Care Internacional, a Rede Rithal,  Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFSM e Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFRGS.

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/NYpBx1CFDpi6R3XN8. O encontro deverá reunir sindicalistas do trabalho doméstico, entidades da sociedade civil e organizações internacionais.

A coordenadora nacional do Programa Mulheres, Dignidade e Trabalho, Marcia Soares, destaca a importância de se debater esse tema. “Este encontro da Rithal é um momento importante de diálogo entre pesquisadores da área de trabalho doméstico e as  trabalhadoras, que são sujeitos de sua investigação. Atualmente as Trabalhadoras domésticas são uma das maiores, senão a maior, categoria de trabalhadores do País. Reúne mais de 6 milhões profissionais, em sua imensa maioria mulheres e negras. O Brasil ratificou em 2018 a convenção  189 da OIT, o que foi um grande avanço, mas o cenário de retrocessos que estamos vivenciando nos sinaliza a possibilidade a ameaça à garantia dos direitos já conquistados. Então é um momento fundamental de escuta e fortalecimento das demandas das Trabalhadoras Domésticas“, explica.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail rithalram2019@gmail.com  ou pelo telefone 55 9966361664.

Projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho

O projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho  é uma iniciativa da  Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, em parceria com organizações de trabalhadoras domésticas do Equador, Brasil e Colômbia, com a Associação Francesa de Desenvolvimento (AFD) e com a CARE International, que contempla iniciativas de capacitação técnica e em direitos humanos para as trabalhadoras da categoria.

Dentre os objetivos do projeto está a criação de uma Escola de Formação de Habilidades para a Vida e o Cuidado que ofereça às trabalhadoras domésticas a possibilidade de qualificar seu trabalho. Esta escola considerará temas como: alfabetização em serviços, opção que permite às mulheres, além de qualificar seu trabalho, melhorar suas habilidades de leitura e escrita; cozinha saudável; cuidado especializado de crianças e pessoas idosas e outras áreas técnicas.

Para saber mais sobre o projeto acesse:  https://themis.org.br/

Confira a programação do evento:

Veja outras notícias

.