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Themis abre processo seletivo: consultoria especializada para estudo de mercado

A Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos,  abre processo seletivo para consultoria. O profissional deverá desenvolver  um estudo de mercado para futuras oportunidades de negócios sociais a serem administrados pelas trabalhadoras domésticas (TD) no Brasil. Essa consultoria é uma das etapas do projeto “Mulheres, Dignidade e Trabalho”, cofinanciado pela Agência Francesa de Desenvolvimento e implantado pela Themis no Brasil, Bien Humano na Colômbia e CARE no Equador.(clique aqui para saber mais sobre o projeto).

Contextualização: As mulheres do Brasil, Colômbia e Equador enfrentam situações evidentes de desigualdade, exclusão e opressão, agravadas pelas condições econômicas, sociais e políticas. Persiste no continente uma cultura machista e patriarcal onde as mulheres, apesar dos avanços nos marcos legais, ainda não desfrutam do pleno exercício de seus direitos. Na América Latina, existem 19 milhões de trabalhadores que realizam suas atividades remuneradas em residências – representam cerca de 7% da ocupação urbana regional (OIT, 2012). Segundo a OIT 37% do trabalho doméstico do mundo é encontrado na América Latina e é um fenômeno eminentemente feminino e urbano: as mulheres são cerca de 95% de sua força laboral doméstica. E não é só uma ocupação basicamente feminina, mas também, do ponto de vista quantitativo, é a mais importante para as mulheres da região: 15,3% trabalham como trabalhadoras domésticas remuneradas.

Para o desenvolvimento da consultoria, serão consideradas as abordagens de gênero, direitos humanos. trabalho decente e direitos econômicos e sociais. O estudo de mercado será realizado através de uma metodologia qualitativa-quantitativa, seguindo procedimentos necessários para garantir a confiabilidade e validade das informações, conforme o Termo de Referência.

 

REQUISITOS

  1. Estudos de pós-graduação na área de Ciências Humanas e/ou Exatas
  2. Experiência laboral comprovada mínima de três (3) anos em pesquisas e estudos de mercado.
  3. Conhecimentos e experiência na realização de consultorias e/ou estudos de mercado.
  4. Conhecimento na aplicação de metodologias quantitativas e qualitativas de pesquisa
  5. Domínio na análise de dados estatísticos-descritivos
  6. Domínio na análise de dados qualitativos com abordagem de gênero.
  7. Manejo de tecnologias informáticas para o processamento da informação
  8. Domínio de metodologias para consulta de banco oficiais de dados.
  9. Experiência em trabalho e/ou pesquisa com organizações de mulheres e gênero.
  10. Capacidade de trabalho em equipe.

A consultoria será realizada durante um período de quatro meses, de setembro a dezembro de 2019, e o estudo de mercado será realizado a nível interlocal, os questionários e entrevistas semiestruturadas serão realizadas no Rio de Janeiro.

 

ATIVIDADES

  1. Elaborar o marco conceitual e metodológico do estudo: etapas e atividades, definição de objetivos, alcance, justificativa e instrumentos (questionários e entrevistas semiestruturadas).
  2. Definir matriz de dados secundários e verificação das fontes de pesquisa (Base de dados).
  3. Elaborar plano tabular (seleção e cruzamento de variáveis)
  4. Levantar, processar e analisar dados secundários e primários.
  5. Validação das informações da pesquisa com as organizações sindicais das mulheres TD.
  6. Participar em reuniões periódicas com a equipe técnica para socialização de aportes e revisão de resultados
  7. Elaborar informes periódicos de avance.
  8. Elaborar informe final.

 

A pessoa interessada entregará a proposta  via e-mail para o seguinte endereço eletrônico: themis@themis.org.br, até 10 de setembro de 2019, incluindo os seguintes documentos: a) Cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica da Instituição Proponente ou cópia de identificação, se Pessoa Física; b) Currículo dos responsáveis pela execução da proposta; c) plano de trabalho d) Proposta orçamentária, incluindo os valores unitários de cada produto, conforme modelo da tabela apresentada no item 6 do presente Termo de Referência

Nota: Somente os/as candidatos/as pré-selecionados serão contatados/as.

 

TDR Estudo de Mercado

 


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