Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

SIM Guajuviras, em Canoas, será reaberto dia 25 de agosto

Na próxima quinta-feira (25), às 14h, ocorre a abertura do Serviço de Informação a Mulheres (SIM) Guajuviras, em Canoas. O local, um importante espaço de acolhimento a mulheres vítimas de violência, fica na Rua 4A, setor 4B, Casa 6.
 
Em Canoas, desde 2020, a Themis mantém Acordo de Cooperação com o Tribunal de Justiça do Estado para acompanhamento das mulheres com Medidas Protetivas de Urgência (MPU) deferidas pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da cidade. O trabalho é realizado por um grupo de Promotoras Legais Populares (PLPs) e acompanhado pela equipe técnica da Themis. Somente em 2022, a ação já atingiu diretamente 114 mulheres em situação de violência e foram expedidos mais de 300 relatórios ao Juizado de Violência acerca dos monitoramentos realizados. Nestes contatos, as PLPs verificam as condições dessas mulheres, orientam e informam sobre os recursos da rede de atendimento, permitindo acompanhamento humanizado, escuta ativa e aproximando as mulheres do sistema de Justiça. O grupo é acompanhado pela UniRitter – Campus Canoas.
 
O SIM Guajuviras é um dos cinco espaços na Região Metropolitana no qual as PLPs capacitadas atuam voluntariamente como agentes comunitárias de justiça na promoção dos direitos e na democratização do acesso à justiça.
 
A Themis é integrante do Consórcio Lei Maria da Penha, que, desde 2006, tornou-se o instrumento mais importante de proteção às mulheres em um país marcado por altos índices de agressões e feminicídios. A legislação é reconhecida pela ONU como uma das três melhores leis de enfrentamento à violência de gênero contra as mulheres no mundo.
 

Veja outras notícias

.