Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Reunião de Promotoras Legais Populares discute encontro estadual

Na última terça-feira (12), Promotoras Legais Populares (PLPs) de diferentes cidades do estado do Rio Grande do Sul, entre elas Pelotas, São Leopoldo, Porto Alegre, Ilópolis, Guaíba e Canoas, reuniram-se com a Themis para discutir e planejar o terceiro encontro estadual de PLPs, que ocorrerá no próximo dia 14 de agosto, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. 

A possibilidade de um encontro presencial foi comemorado pelas ativistas, que estão desde o início da pandemia reunindo-se exclusivamente de forma virtual. A diretora-executiva da Themis, Márcia Soares, coordenadora da área de violência. Renata Jardim, falaram sobre a importância do momento enquanto uma fonte de energia para seguir com o trabalho realizado, em especial na atual conjuntura política do Brasil, e da necessidade da união das PLPs em prol de garantir a democracia no país. 

O processo de mobilização para o Encontro começou no início deste mês, com reuniões de articulação com as lideranças de cada região do Estado e a destinação de recursos para a garantia da participação das PLPs do interior e da capital. Materiais estão sendo produzidos para a divulgação entre as PLPs e foi lançado, na reunião, o formulário online de inscrições, disponível no link https://forms.gle/638YZYxrtKt9Zrq86

 

A proposta temática para o encontro de agosto foi apresentada e aprovada pelas participantes, que ressaltaram a importância do debate sobre racismo e mulheres nos espaços de poder e decisão, além das reflexões mais amplas sobre os desafios da atuação das PLPs na nova conjuntura. 

 

SERVIÇO

3º ENCONTRO ESTADUAL DE PROMOTORAS LEGAIS POPULARES DO RIO GRANDE DO SUL

“Fortalecendo a rede Estadual de Promotoras Legais Populares: desafios da atuação frente à nova conjuntura e atualização da agenda de luta e de incidência”

Data: 13 de agosto de 2022

Local: Hotel Embaixador

Horário: das 8h às 17h

Inscrições: até 30/7, pelo formulário https://forms.gle/638YZYxrtKt9Zrq86


Atualmente, a Themis, com com apoio da Fundação Ford, da UniRitter e do Geempa, está promovendo o 18º Curso de Formação de Promotoras Legais Populares, destinado a mulheres com atuação comunitária ou com interesse em se tornarem lideranças em suas comunidades. A capacitação é ministrada por especialistas voluntários de diversas áreas do conhecimento que emprestam suas habilidades e competências em encontros que privilegiam a interação, o diálogo e a troca de experiências entre facilitadores e alunas. 

 

PLPs são lideranças comunitárias capacitadas em noções básicas de Direito, direitos humanos das mulheres, organização do Estado e do Poder Judiciário, dentre outras temáticas pertinentes conforme o contexto do bairro ou região na qual estão inseridas. Após a formação, essas mulheres passam a atuar voluntariamente em suas comunidades na defesa (orientação e triagem de demandas de violação de direitos), na prevenção de violações (educação sociocomunitária em mutirões e oficinas)  e na promoção de direitos (participação e representação em conselhos, conferências, comissões e fóruns). 


Veja outras notícias

.