Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Promotoras Legais Populares começam treinamento para Aplicativo PLP 2.0

pls fotosPorto Alegre (RS) – Começa neste sábado, dia 2 de maio de 2015, o 14º Curso de Promotoras Legais Populares – PLP 2.0. Estão inscritas 25 mulheres residentes no bairro Restinga. Este bairro foi escolhido porque concentra o maior número de medidas protetivas para mulheres vítimas de violência doméstica.

As aulas serão sempre aos sábados, das 14h às 17h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Pessoa de Brum (Rua da Abolição s/nº), no bairro Restinga. Entre os temas a serem abordados estão Racismo, Gênero, Violência Institucional e Violência Doméstica; Lei Maria da Penha; O Papel do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Estado e do Sistema de Segurança; Medidas Protetivas e Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica. O curso vai até o dia 11 de julho de 2015.

Esta será a primeira turma de PLPs a ser capacitada para o uso do Aplicativo PLP 2.0, instrumento que deverá auxiliar mulheres em situação de violência doméstica, familiar ou sexual. Quando acionado, o aplicativo vai avisar que a mulher está em risco, ativando imediatamente uma rede formada pelas PLPs, Polícias Civil e Militar, e Justiça, que estarão previamente informados dos endereços e da situação de vítimas de violência com medidas protetivas. A rede de suporte está em fase de estruturação. Algumas PLPs já possuem o aplicativo baixado em seus celulares para o treinamento. O projeto do Aplicativo PLP 2.0 ganhou o Prêmio Desafio de Impacto Social Google 2014. É uma parceria da THEMIS Gênero e Justiça com o Geledés Instituto da Mulher Negra de São Paulo.

campanha-ajuris-telefonesPara ampliar o alcance do projeto, a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) e a THEMIS Gênero e Justiça estão fazendo uma campanha de doação de celulares que utilizem o sistema Android. Os interessados em colaborar podem entregar os celulares na sede da AJURIS (Rua Celeste Gobbato, nº 81, Porto Alegre). Mais informações pelo telefone (51) 32849100.

Sobre o Aplicativo 2.0 confira no site: http://www.plp20.org.br/]

Este curso conta com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/RS)

logos spm


Veja outras notícias

.