Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

PLPs participam de workshop sobre desafios da pandemia

Promotoras Legais Populares (PLPs) de diferentes regiões do Brasil participam, na manhã desta quarta-feira (3), do workshop “Promotoras Legais Populares: desafios de agora e no pós-pandemia entre teoria e prática”. É o primeiro de um ciclo de três encontros promovido pela Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos. A reunião – adaptada ao ambiente digital em razão da pandemia – discute os reflexos da Covid-19 e a atuação das líderes comunitárias.
Antes de se iniciar o debate, houve uma breve apresentação das participantes e uma atividade de cuidado, com a facilitação de Louisa Huber, do Coletivo Feminista De Autocuidado.

Maria Sylvia Aparecida, presidente do instituto Geledés, abriu o debate abordando a importante atuação das PLPs ao detectar situações de violência doméstica durante o isolamento social. Em São Paulo, conta Maria Sylvia, os atendimentos da Polícia Militar a mulheres vítimas de violência aumentaram, assim como o número de feminicídios.
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) mostram que, em São Paulo, o total de socorros prestados passou de 6.775 para 9.817, na comparação entre março de 2019 e março de 2020. A quantidade de feminicídios também subiu, passando de 13 para 19 casos (46,2%). “É uma situação desalentadora, somos demandadas diariamente (…) Nos últimos três anos, tivemos um desmonte de políticas públicas. Qual será o amparo social para as pessoas no pós-pandemia?”, questiona Maria Sylvia.

Denise Dourado Dora, advogada, ativista feminista e integrante do conselho diretor da Themis, traçou uma breve linha do tempo para ilustrar como o movimento de ultradireita se instalou no Brasil. Embora a conjuntura brasileira atual não seja alentadora, pontuou a advogada, o horizonte está na articulação de diferentes movimentos, entre eles os que envolvem a atuação das PLPs. “Isso nos deixa com enorme poder de articulação. Nós somos o horizonte, caminhando juntas”, afirmou Denise.

Os próximos ciclos de debates ocorrem em 10 de junho, como o tema “Formas de continuidade da atuação das Promotoras Legais Populares, com foco nos desafios no campo do empoderamento jurídico feminista e popular frente à crise”, e 17 de junho, com a temática “Próximos passos diante dos desafios enfrentados”.

 

PRÓXIMOS ENCONTROS
10 de junho: Formas de continuidade da atuação das Promotoras Legais Populares, com foco nos desafios no campo do empoderamento jurídico feminista e popular frente à crise

17 de junho: Próximos passos diante dos desafios enfrentados


Veja outras notícias

.