Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Nota de repúdio e pesar pelo assassinato do líder indígena Paulo Paulino Guajajara

“Querem matar todos”. Este foi um alerta feito em outubro de 2018 por Paulo Paulino Guajajara. O alerta não foi escutado e um ano depois, no dia 1 de novembro, o líder indígena dos “Guardiães da Selva” foi brutalmente assassinado em emboscada realizada por madeireiros na Terra Indígena Arariboia (MA). Outra liderança, Laercio Souza Silva, ficou gravemente ferida. 

Esta não é uma situação isolada. Em 2019, o Relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil, elaborado pelo CIMI (Conselho Indigenista Missionário) apontou que entre janeiro e setembro deste ano houve 160 casos de invasão a 153 terras indígenas de 19 estados. Trata-se de uma situação inaceitável, que vem sendo negligenciada pelas autoridades responsáveis. 

A Themis- Gênero, Justiça e Direitos Humanos, afirmando seu compromisso com a defesa da democracia, da justiça e da preservação da vida, vem demonstrar sua irrestrita solidariedade à Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB e aos mais de 180 povos indígenas por ela representados. 

A Themis repudia todo e qualquer ato de violência praticado contra estas populações e espera que este crime bárbaro seja seriamente investigado e seus autores exemplarmente punidos.

Paulo Paulino Guajajara. Foto: Patrick Raynaud


Veja outras notícias

.