Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Nota de apoio à Ocupação de Mulheres Mirabal

A Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos vem a público posicionar-se em apoio à Ocupação de Mulheres Mirabal, realizada pelo Movimento de Mulheres Olga Benário – RS. A pauta central do movimento é a ampliação das vagas hoje existentes em casas abrigo e espaços de acolhimento para mulheres em situação de vulnerabilidade social, decorrente de violência doméstica.

Sabemos da realidade que enfrentamos, qual seja de sucateamento das políticas públicas que visam a proteção dos direitos humanos das mulheres. Passamos, recentemente, pela extinção das Secretaria de Políticas para Mulheres da República e do estado. Vemos, dia a dia, o corte de recursos direcionados à proteção das mulheres e as suas consequências, as quais se traduzem no aumento dos casos de violência contra as mulheres, na falta de amparo para que as mulheres vítimas de violência possam fortalecer-se e romper seus relacionamentos abusivos, na precarização dos serviços de acolhimento, prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres.

A luta das mulheres por sobrevivência deve ser encarada com seriedade pela sociedade e pelos Poderes Públicos. É inadmissível qualquer postura repressora ou intimidadora de mulheres que lutam pela vida de outras mulheres. Damos eco às reivindicações da Ocupação de Mulheres Mirabal e nos colocamos à disposição para contribuir com as demandas de acolhimento que venham a surgir.

Nenhuma a menos, queremos todas vivas!

 

Apoio Ocupação Mirabal


Veja outras notícias

.