Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Jovens Multiplicadoras de Cidadania participam de atividades da cultura Hip Hop no lançamento do projeto Galpão Convida

A turma do Curso de Formação de Jovens Multiplicadoras de Cidadania, composta por 34 jovens, participará do lançamento do projeto Galpão Convida, neste sábado (9/7). A Themis é apoiadora do projeto cultural realizado pelo Galpão Cultural – Casa do Hip Hop, para promover o acesso à cultura e à arte na comunidade do Morro da Cruz, em Porto Alegre. A participação no evento é aberta à comunidade.

A integração das jovens na atividade ocorrerá no turno da tarde, como uma importante ponte entre os conhecimentos na área do empoderamento legal feminista, que vem sendo trabalhada na formação de JMC’s, e a resistência diária construída por mulheres como Negra Jaque, que em suas composições questiona e enfrenta o machismo, o patriarcado e as violências sofridas pelas mulheres. Será, também, uma oportunidade de experimentar atividades de trocas de conhecimentos por meio de poesia, rima, grafite e estêncil, entre outras manifestações culturais.

Um dos destaques da programação, ao longo do dia, é a rapper Negra Jaque, que apresentará a primeira audição do EP “Linhas de Cura: Rap, negritude e outras formas de existir”.

“Vai ser um momento importante para promover uma integração entre as JMCs e as jovens da comunidade. Eu fui uma delas, e essas jovens vão ver como a gente pode interferir no cotidiano e construir coisas com as próprias mãos. O Galpão Cultural é um espaço na periferia e queremos compartilhar com elas que a periferia também faz arte, genuinamente, e como pode”, afirma Jaque.

A coordenadora pedagógica do curso de JMCs, Ceniriani Vargas da Silva, conta que as jovens estão animadas e já trabalham em poesias para apresentar no evento. “Por meio da aproximação com essa arte, as jovens poderão descobrir e desenvolver talentos, e até mesmo utilizá-los na sua atuação como Jovens Multiplicadoras de Cidadania”.

De acordo com Negra Jaque, é importante que as mulheres ocupem o protagonismo do movimento hip hop, majoritariamente masculino. “As mulheres fortalecem e trazem suas narrativas. Temos uma nova geração, mais empoderada, participativa e autônoma nas suas próprias ideias. Estamos precisando de MCs com esse perfil para se juntar a essa grande camada de mulheres que fazem arte na periferia”, comenta a artista. 

O curso de formação jurídico-feminista é destinado para jovens moradoras da periferia de Porto Alegre, com idade entre 15 e 20 anos, que desejam qualificar e fortalecer seu protagonismo, além de ampliar sua capacidade de diálogo. A formação é uma realização da Themis em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio da Faculdade de Educação (Faced) e Núcleo de Extensão e Pesquisa Antirracista e Anticapacitista (Neparc), e apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

SAIBA MAIS

O que: Lançamento do projeto Galpão Convida com participação das Jovens Multiplicadoras de Cidadania

Quando: Sábado, 9/7, a partir das 10h

Local: Galpão Cultural – Casa do Hip Hop (Rua 9 de junho, 878, Morro da Cruz, Porto Alegre)

10h: Grafite

14h: Oficina de poesia e rima

15h: Oficina de estêncil

16h: Show da Negra Jaque


Veja outras notícias

.