Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Intensa programação marca os 21 dias de ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres 

Durante a mobilização mundial  pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que no Brasil dura 21 dias  – de  20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra a 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos –  a Themis- Gênero, Justiça e Direitos Humanos e as Promotoras Legais Populares (PLPs) fortaleceram a campanha participando e promovendo importantes  atividades de denúncia, orientação e sensibilização a respeito do tema.

No segundo dia (21) de mobilização ocorreu o panfletaço na Esquina Democrática, em Porto Alegre, de convocação do ato público que ocorreu no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres., A atividade foi promovida pelo Comitê em Defesa da Vida das Mulheres, o qual a Themis integra. No dia 23, aconteceu a oficina sobre direitos sexuais e reprodutivos juntamente com a Marcha Mundial das Mulheres, no Parque Redenção na Capital. Um momento de compartilhamento de  informação e afeto entre as Promotoras Legais Populares s. 

As PLPs do Serviço de Informação à Mulher (SIM) da Restinga promoveram o SIM Itinerante, integrado com outros serviços da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres da região durante a tarde do dia 25. O tema abuso sexual também foi abordado durante o período através da Campanha RS Contra o Abuso Sexual Juvenil, evento realizado dia 26 pela Interchap Brasil RS, Instituto TransformeRS e Projeto Luz e Cidadania juntamente com as Promotoras Legais Populares de Guaíba. 

As rodas de conversas também marcaram os 21 dias de ativismo. Temas como o antirracismo e o empoderamento das mulheres negras foram trabalhados pelo Serviço de Informação à Mulher de Canoas, a temática sobre o autocuidado foi organizada pelas PLPs da Restinga, que também realizaram a roda de conversa sobre enfrentamento e prevenção à violência doméstica no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do bairro. Além dessas atividades, as PLPs tiveram a oportunidade de levar a discussão da violência doméstica para dentro de duas escolas como forma de prevenção e disseminação do conhecimento, como foi o caso da roda de conversa durante a Mostra Científica da Escola Vereador Carlos Pessoa de Brum, na Restinga, e a discussão sobre os direitos das Mulheres, que ocorreu no Educandário São Luís, em Porto Alegre. 

Os direitos das trabalhadoras domésticas também foram lembrados durante a agenda, com a realização do Estação Themis #DomésticaComDireitos e a participação no Seminário de Trabalhadoras Domésticas do Estado do Rio de Janeiro. 

Foi uma intensa programação que teve o objetivo de somar esforços nos  21 dias de ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, buscando conscientizar e compartilhar informações para combater e prevenir todo tipo de violência contra as mulheres e meninas.

 

 

Estação Themis #DomésticaComDireitos na estação Mercado da Trensurb.

Oficina sobre direitos sexuais e reprodutivos na Redenção, em Porto Alegre.

Roda de conversa sobre antirracismo em Canoas.

PLPs na Mostra Científica da Escola Vereador Carlos Pessoa de Brum.

PLPs da Restinga com o SIM Itinerante.

Participação no Seminário Estadual do Rio de Janeiro sobre trabalho doméstico.


Veja outras notícias

.