Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Fortalecimento entre mulheres e proteção: Themis forma 15ª turma de promotoras legais populares em Porto Alegre

No dia 4 de agosto, Porto Alegre passou a receber mais 26 Promotoras Legais Populares atuando nas ruas pelos direitos das mulheres. A novidade deve-se à formatura da 15ª turma de PLPs da região da Grande Cruzeiro.

17 Sequence 01.Still209 Sequence 01.Still197 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A formatura, promovida pela  Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, aconteceu às 19h30 no Auditório Master da UniRitter Campus Zona Sul.

Na ocasião, as Promotoras Legais Populares destacaram, na presença de seus familiares, de diferentes organizações e apoiadores, seu papel enquanto lideranças comunitárias que passarão auxiliar, de forma mais eficiente, outras mulheres no enfrentamento da violência e na busca pelos seus direitos, principalmente em comunidades com alto grau de vulnerabilidade social.

De acordo com as formandas oradoras, Malize Fontoura Gonçalves e Andreia Ribeiro Terres, a partir do curso elas construíram relações de amizade e fortalecimento entre mulheres, cada qual com suas especificidades, e juntas puderam perceber que em briga de marido e mulher “se mete a colher”.

As PLPs da Cruzeiro estudaram, ao longo de quase quatro meses, temas como racismo, gênero, violência institucional e doméstica, Lei Maria da Penha, o papel do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Estado e do Sistema de Segurança, bem como as medidas protetivas e também a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica. Os encontros foram realizados aos sábados no Postão da Cruzeiro.

Aqui, você confere a cobertura fotográfica da formatura.
Aqui você assiste o vídeo da Formatura.

Ficha técnica:
Edição e imagens: Luciele Oliveira
Realização: Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos
Produção: Equipe Themis
Apoiadores: Geledés, Asmussol, Gerência Distrital Glória Cruzeiro e Cristal, Fundo Elas – Avon, Maria Mulher, DCE PUCRS, UniRitter, Google Desafio de Impacto Social 2014 e Ford Foundation.


Veja outras notícias

.