Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Força-tarefa de combate ao feminicídio tem primeiro encontro

Na próxima sexta-feira (13), às 9h, ocorre a primeira Reunião Regional da Força-tarefa Interinstitucional de Combate ao Feminicídio, na Câmara de Vereadores de Santa Rosa. O encontro é aberto à comunidade, sem necessidade de inscrição.

A iniciativa, lançada no dia 22 de agosto, vinculada à Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do RS (CSSP), com o apoio do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, tem o objetivo de identificar os principais motivos do crescente número de feminicídios no Rio Grande do Sul. A Força-tarefa vai percorrer o Estado promovendo reuniões regionais com cidadãos, entidades, lideranças locais e entes públicos para combater este tipo de crime. 

A Themis –  Gênero, Justiça e Direitos Humanos integra a iniciativa juntamente com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública,  Movimento de Mulheres, entre outras entidades ligadas ao tema 

Origem Força-tarefa 

A Força-tarefa Interinstitucional de Combate ao Feminicídio surgiu de um grupo de trabalho (GT) liderado pela coordenadora da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do RS (CSSP), Ariane Leitão. Nos encontros do GT foi identificada a necessidade de ampliação do movimento através da formação da Força-tarefa, implementada pelo presidente da CSSP, deputado estadual Jeferson Fernandes.

O aumento dos casos de feminicídio no Estado, nos últimos meses, impulsionou a iniciativa, que através das representações institucionais e dos movimentos de mulheres deverá monitorar essa situação de risco junto aos órgãos governamentais. 

(Com informações Assembleia Legislativa do RS)


Veja outras notícias

.