ONG feminista há 20 anos na defesa dos direitos das mulheres

Serviço de Informação à Mulher – SIM

As Promotoras Legais Populares (PLPs) atuam na perspectiva da ampliação das condições de acesso à justiça exercendo o papel de ponte entre as pessoas e o Estado, entre os sujeitos de direitos e os serviços públicos. Nesse sentido, o projeto de formação das PLPs transforma a história de vida de cada um e de cada uma. Mas esse projeto não seria socialmente sustentável se sua prática não estivesse alicerçada em um projeto político coletivo de transformação da condição social das mulheres e meninas.

A experiência de formação das PLPs ultrapassa os interesses pessoais para oportunizar a institucionalização do Serviço de Informação à Mulher (SIM), que deverá ser retomado em 2014. No SIM, as PLPs capacitadas atuam voluntariamente como agentes comunitárias de justiça na promoção dos direitos e na democratização do acesso à justiça.

SIM Tudo Fácil

 

SIM-Tudo-Facil

No dia 7 de maio de 2014 foi inaugurado o SIM Tudo Fácil (SIM é a sigla de Serviço de Informação à Mulher) dentro do prédio do Tudo Fácil – Central de Serviços ao Cidadão, localizado no coração de Porto Alegre. O novo posto de atendimento tem como objetivo facilitar e ampliar a acolhida e o encaminhamento de casos de violência física, psicológica, maus tratos e todos os tipos de abusos contra mulheres. O atendimento é feito pelas Promotoras Legais Populares (PLPs), que atuam voluntariamente em suas comunidades como uma ponte entre as pessoas e o Estado, entre os sujeitos de direitos e os serviços públicos.

Endereço: Avenida Borges de Medeiros, esquina com Andrade Neves, em Porto Alegre (RS).

Horário de atendimento: das 7h30min às 19h30min, sem fechar ao meio-dia, de segunda a sexta-feira. O atendimento é gratuito.

O SIM Tudo Fácil tem o apoio de THEMIS Gênero, Justiça e Direitos Humanos, Secretaria de Planejamento do Estado do Rio Grande do Sul, Centro de Referência Vânia Araújo e Centro de Referência de Apoio à Mulher.