Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Estação Themis – Trensurb/RS inaugura estação de acolhimento às mulheres

arte final trensurb

 

Para além das flores e dos topes cor-de- rosa, No Dia Internacional da Mulher, a  Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos e a Trensurb – Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre entregarão às usuárias do metrô um espaço de acolhimento feminino. A ESTAÇÃO THEMIS será um balcão de promoção e compartilhamento dos Direitos da Mulher que funcionará das 8h30 às 17h, na Estação Mercado Público, no dia 08 de março.

Para alcançar o altivo ideal feminista de igualdade de gênero é necessário realizar ações cotidianas que promovam a mudança cultural necessária para diminuir os constrangedores índices de violência contra a mulher apresentados no Rio Grande do Sul. Partindo dessa premissa, a Themis e a Trensurb realizam uma ação conjunta para disseminação de Direitos e esclarecimentos sobre a rede de acolhimento às mulheres em situação de violência. De acordo com o projeto ESTAÇÃO THEMIS, a proposta é promover a ampliação de espaços de amparo às meninas e mulheres de Porto Alegre e Região Metropolitana.

Conforme a  Themis, a proposta da atividade é atingir o número máximo de usuárias que circulam na Estação Mercado, que é a mais movimentada do sistema (cerca 60 mil pessoas por dia). O trabalho conta com o apoio das Promotoras Legais Populares (PLPS) formadas pela Themis que distribuirão materiais informativos e esclarecerão as dúvidas da comunidade.

De acordo com a Trensurb, a empresa dispensa atenção especial quando o assunto é o direito das mulheres. Em 2013, a entidade aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça (Proger), iniciativa que busca promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres, e diferentes raças e etnias por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e nas culturas organizacionais.

Após a primeira edição da ESTAÇÃO THEMIS a ideia é levar a mesma atividade para as outras 22 estações do metrô

Texto : Rita Barchet
Assessoria de imprensa
(51) 9829-4609
Twitter: @themis
Facebook.com/Themis


Veja outras notícias

.