Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Equipe da Themis entra em recesso de fim de ano

Crédito: Freepik

Depois de um ano intenso de trabalho em defesa das mulheres, as mais afetadas pela pandemia de coronavírus, a equipe da Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos entrou em recesso de final de ano no sábado, 19 de dezembro, e retoma as atividades na terça-feira, 5 de janeiro. Por isso, mensagens encaminhadas aos nossos e-mails e redes sociais neste período serão respondidas após o retorno.

Agradecemos a todas e a todos que nos apoiaram neste ano tão desafiador e desejamos que vocês tenham bons momentos neste Natal e Ano Novo para seguir conosco na luta em 2021.

Caso você esteja sofrendo violência de gênero, não deixe de denunciar. Listamos abaixo órgãos públicos que devem seguir com os atendimentos sem interrupção:

– Brigada Militar: casos de violência de gênero que estejam ocorrendo no momento devem ser atendidos pela BM, que deve ser chamada pelo telefone 190.

– Polícia Civil: casos de violência de gênero que já ocorreram podem ser registrados na Delegacia Online, assim como o pedido de medidas protetivas. O órgão também disponibilizou o número de WhatsApp para denúncias (51) 9 8444-0606, que está em funcionamento 24h. No entanto, crimes que implicam na necessidade de exames, como tentativa de feminicídio, estupros e feminicídios devem ser registrados pessoalmente. A Delegacia Especializada da Mulher segue aberta 24h em Porto Alegre (Rua Professor Freitas e Castro, 701, no bairro Azenha).

– Defensoria Pública: em Porto Alegre, as vítimas de violência de gênero podem buscar ajuda pelo Alô Defensoria (51) 3225-0777 ou pelo telefone do Centro de Referência em Direitos Humanos (51) 3221-5503.

– Tribunal de Justiça do RS: está funcionando em regime de plantão para casos urgentes, entre eles o pedido e a prorrogação de medidas protetivas. A mudança é que, agora, os processos não são mais recebidos fisicamente no Fórum, mas por e-mail.

– Ligue 180: telefone para denúncias de violência de gênero da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Além do telefone, as denúncias podem ser encaminhadas digitalmente no site do Ligue 180.


Veja outras notícias

.