Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Encontro estadual reúne Promotoras Legais Populares de 12 cidades do RS

Mais de 50 Promotoras Legais Populares (PLPs) de 12 cidades do Rio Grande do Sul participaram, na terça-feira (20/4), de encontro para a construção de uma rede estadual. O objetivo é potencializar a atuação das ativistas e traçar estratégias de ação comum no estado. Além disso, foi discutida a participação na campanha #NemPenseEmMeMatar, do Levante Feminista Contra o Feminicídio, integrado pela Themis e pelas PLPs.

O encontro foi aberto pela PLP e conselheira da Themis Maria Guaneci Ávila e teve apresentação da diretora executiva da Themis, Márcia Soares, e da socióloga Suelen Aires Gonçalves, integrante do Levante Feminista.

“Queremos pensar sobre a ideia de voltar a nos encontrar com periodicidade, ter pontos de referência e de apoio e nos construirmos aos poucos, com muito cuidado, cooperação e articulação. A rede nos traz diversidade, possibilidade de criação de vínculos de trabalho e afetivos. É um pouco do que a gente está precisando em meio a essa situação de pandemia que nos jogou num isolamento”, explicou Márcia.

Em seguida, Suelen apresentou uma perspectiva histórica sobre os feminicídios no Brasil e os avanços nas reivindicações das mulheres pelo direito à vida nas últimas décadas.

“Quando há ausência de políticas públicas e do estado em pensar os direitos das mulheres, há uma retirada das possibilidades de se viver com dignidade. É preciso articular denúncias e proposições contra o feminicídio. O Levante Feminista se propõe a pensar a reforma do sistema judiciário e o tema da segurança pública e do acesso das mulheres a direitos que estão sendo negados nesse período”, afirmou a socióloga.

Organizadas em grupos de trabalho, as PLPs definiram as prioridades de atuação da Rede Estadual de Promotoras Legais Populares. Ao final, também articularam a participação no Levante Feministra Contra o Feminicídio, cujo lançamento no Rio Grande do Sul ocorrerá de maneira online no próximo domingo (25/4), às 17h, no Facebook.


Veja outras notícias

.