Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

E se nada der certo, continuaremos sem efetivar direitos das trabalhadoras domésticas e reconhecer seu valor

No dia 17 de maio de 2017, alunos da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH fizeram um encontro com a temática “Se nada der certo”, no qual foram fantasiados conforme profissões e estilos de vida que poderiam ter caso a vida profissional não desse certo. Atividade similar ocorreu no colégio Marista Champagnat em 2015. Dentre as fantasias, alguns(as) jovens se vestiram de faxineiros(as).
É importante destacar que faxineiras, assim como babás, cuidadoras de idosos e outras trabalhadoras domésticas compõe uma parcela de cerca de 6 milhões de cidadãs brasileiras. O exercício dessa função garante o emprego de 14% das mulheres trabalhadoras brasileiras, e permite, por extensão, que tantas outras mulheres se dediquem a uma profissão no momento em que deixam seu lar sob bons cuidados. O trabalho doméstico garante alimentação, limpeza, cuidados e bem-estar a milhares de famílias. É bem provável, inclusive, que muitos dos alunos da instituição tenham em sua casa uma trabalhadora doméstica, que lava seu uniforme e prepara suas refeições, sendo parte importante, então, para o sucesso de sua vida escolar.
O que poderia não estar certo nisso?
Infelizmente, a “brincadeira” dos jovens, ao se fantasiarem de trabalhadores domésticos enquanto pessoas que “não deram certo na vida”, reflete com perfeição a forma como a categoria é tratada em nosso país. É fundamental lembrar que somente em 2013 as trabalhadoras domésticas tiveram reconhecidos importantes direitos, como a limitação da jornada de trabalho e o recebimento de horas extras. Ainda assim, diariamente essas mulheres sofrem com desrespeito, indiferença e descumprimento de direitos.
O que deu errado em nossa sociedade, portanto, é a falta de valorização do trabalho doméstico. As trabalhadoras domésticas, por outro lado, merecem todo o respeito e admiração pelo importante trabalho desempenhado.


Veja outras notícias

.