Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Diretora-executiva da Themis é entrevistada em live da Matinal Jornalismo

A diretora-executiva da Themis, Márcia Soares, foi a convidada de uma live no canal da Matinal Jornalismo, na última quarta-feira (4/8). Durante a entrevista, Márcia explicou que o aumento da violência doméstica foi um dos efeitos colaterais mais perversos para as mulheres durante o isolamento social. Ela também explicou que, passado o pior da pandemia, elas lidam com as consequências da crise econômica: desemprego, informalidade e fome.

Uma das ações da Themis durante a pandemia da Covid-19 foi a criação de um programa de ajuda humanitária de doação de cestas básicas para mulheres em situação de violência, apoio que também foi oferecido às Promotoras Legais Populares (PLPs) e a trabalhadoras domésticas. A iniciativa segue em andamento, mesmo com o arrefecimento da pandemia, em razão da crise econômica do país. “As condições de serviços de assistência social são tão deploráveis que nós temos que manter um serviço que era pra ser pontual. Como nós vamos orientar uma mulher em situação de violência se ela e os filhos estão passando fome?”, explica Márcia.

E editora-executiva também destacou a atuação das PLPs que, durante o período de isolamento social, foram essenciais no acolhimento a mulheres. As ativistas auxiliam mulheres vítimas de violência especialmente nas audiências, que passaram a ser virtuais na pandemia. Para contornar problemas de acesso e conexão, a Themis passou a garantir um ambiente seguro e uma rede de wi-fi para a participação em audiências.

Confira a entrevista na íntegra:


Veja outras notícias

.