Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Dentistas voluntários devolvem o sorriso para brasileiras vítimas de violência doméstica

DENTISTA2

Há quatro anos que o projeto Apolônias do Bem oferece tratamento odontológico gratuito a mulheres vítimas de violência doméstica – que muitas vezes danificam a dentição, permanecendo como a marca de um trauma estampada no rosto de quem procura superar essa dor. Segundo a ONU, a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil.

Originalmente atuando em São Paulo, hoje o projeto já expandiu para atender vítimas também do Rio de Janeiro e do Espírito Santo – e o desejo é alcançar todo território nacional. As Apolônias do Bem hoje contam com uma rede de mais de 16 mil dentistas, ligados a ONG Turma do Bem, que oferece atendimento odontológico gratuito a jovens de baixa renda em 12 países da América Latina e Portugal. Outro parceiro importante do projeto é a rede Amil.

O nome é inspirado na personagem histórica Apolônia, que viveu em Alexandria e morreu no ano de 249, após ser presa, espancada e ter seus dentes arrancados. Todo atendimento é gratuito, visando exclusivamente apagar a marca da agressão do rosto das vítimas. Com isso, o projeto oferece não só uma dentição nova e perfeita, mas principalmente um belo motivo para que essas mulheres voltem a sorrir. Conheça o projeto.

Fonte: Hypeness


Veja outras notícias

.