Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Defensoria Pública participa do Seminário “Violência Contra as Mulheres: Novos Desafios”

Foto: Glenio Paiva/Ascom DPERS

Foto: Glenio Paiva/Ascom DPERS

Glenio Paiva/Ascom Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul   – A Dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM), Defensora Pública Lísia Mostardeiro Velasco Tabajara, participou, durante a sexta-feira (3), do Seminário “Violência Contra as Mulheres: Novos Desafios”, organizado pela THEMIS –- Gênero, Justiça e Direitos Humanos e pelo Geledés – Instituto da Mulher Negra. O evento foi realizado no City Hotel, (Rua Dr. José Montaury, nº 20), em Porto Alegre e contou com a participação de diversos profissionais e representantes de instituições que trabalham com o tema.

A Defensora destacou a importância do seminário em razão da multidisciplinaridade, da riqueza das falas e da originalidade dos temas que foram tratados.

Lísia explicou que, durante o seminário, foram diagnosticados e pontuados quais os desafios a serem enfrentados pelos operadores e pesquisadores que atuam nessa área e quais os avanços que precisam ser implementados.

Segundo a Defensora, é preciso evoluir e debater as questões sob a perspectiva de gênero, salientando que os números de feminicídio no País são muito elevados, assim como os casos de discriminação contra as mulheres. “São grandes as dificuldades que os profissionais enfrentam para lidar com estes problemas, considerando-se o machismo institucionalizado e arraigado da nossa sociedade”, disse ela. Referiu, ainda, que a Defensoria, ao trabalhar em rede, está se aproximando cada vez mais de entidades e movimentos sociais, a fim de compartilhar experiências e conhecimento.

Participaram também do evento: Nadine Gasman (ONU Mulheres), Aline Yamamoto (SPM), Sueli Carneiro (Instituto Geledés), Cristiane Brandão (FND-UFRJ), Maria Aparecida de Assis Patroclo (UNIRIO/RJ e CRIOLA), Bruna Mantese (PAGU – Núcleo de Estudos de Gênero da UNICAMP), Elaine Cristina Monteiro Cavalcante (TJ/SP), Fabiana Severi (FDRP-USP), Livia Gimenes da Fonseca (UNB), José Luiz Leal Vieira (TJ/RS), Liliana Tojo (CEJIL), Lívia de Souza e Fabiane Siminoni (Themis, Gênero e Justiça), Carmen Silva (PLP/RS), entre outros.


Veja outras notícias

.