Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Congresso da Fenatrad discute pandemia e trabalho análogo à escravidão

Sob o tema “Trabalhadoras Domésticas em Movimento-Luta e Resistência em Contexto de Pandemia e Trabalho Escravo”, o XII Congresso Nacional das Trabalhadoras Domésticas foi aberto nesta quinta-feira, de forma virtual. A realização é da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e do Conselho Nacional dos Trabalhadores Domésticos (CNTD), com apoio da Themis e demais organizações parceiras.

Dezoito sindicatos e um associação participam dos debates sobre temas como saúde da trabalhadora doméstica; violência e assédio; direitos trabalhistas e políticas públicas e trabalho análogo à escravidão. Representantes da CUT, CONTRACS, FITH e da CONLACTRAHO também fazem parte do diálogo. No sábado, ocorrerá a elaboração do Plano de Luta. E no domingo, último dia do evento, será realizada a eleição da direção nacional da Fenatrad e do CNTD.

De acordo com a coordenadora de Trabalho Doméstico Remunerado da Themis, Jéssica Miranda, Pinheiro, a realização de um congresso virtual é um marco na luta desta categoria que ensina tanto como fazer movimento social. “É uma solução criativa para romper a distância de um país continental como Brasil e ainda assim articular a luta da categoria para os próximos desafiadores anos que virão. Sem dúvidas, esses últimos anos trouxeram já desafios inimagináveis, mas a Fenatrad soube se reinventar digitalmente e manter sua coerência política na luta pelos direitos das trabalhadoras domésticas”, afirma Jéssica.


Veja outras notícias

.