Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Confira como foi a participação das JMCs no lançamento do projeto Galpão Convida

Crédito: Karine Emerich, divulgação

Uma tarde de música, grafite, dança e muita troca de saberes. Foi assim a participação da turma do Curso de Formação de Jovens Multiplicadoras de Cidadania durante o lançamento do projeto Galpão Convida, no último sábado (9). A Themis é apoiadora do projeto cultural realizado pelo Galpão Cultural – Casa do Hip Hop, para promover o acesso à cultura e à arte na comunidade do Morro da Cruz, em Porto Alegre. 

O evento, que contou ainda com oficina de poesia, rima e estêncil, teve como destaque na programação a rapper Negra Jaque, que conversou com as jovens e apresentou a primeira audição do lançamento “Linhas de Cura: Rap, negritude e outras formas de existir”. 

“Apesar de ser da Lomba do Pinheiro, um bairro da periferia, foi muito interessante ver essa outra realidade, é diferente. São histórias e vivências de outras periferias. Percebi adolescentes e crianças chegando de maneira muito espontânea ao Galpão. São pessoas que sabem que serão bem acolhidas lá. O Galpão, em si, foi uma experiência sensacional. A forma como a Jaque abordou o empoderamento feminino, o cabelo crespo, de maneira alegre, simples, que a gente compreenda e se coloque nesse lugar e deve exigir respeito, foi muito bonita. Senti, também, que o Galpão tentou trazer uma outra realidade para aquele lugar: de arte, cultura, amor, aceitação e diversão. Trouxe uma nova identidade para aquele lugar. Para quando tu pensar no Morro da Cruz, não lembrar só de um lugar de violência, mas também de um espaço de cultura e amor”, relatou a JMC Hellen Fonseca. 

Um dos objetivos da participação das JMCs foi criar uma ponte entre os conhecimentos na área do empoderamento legal feminista, que vem sendo trabalhado na formação das jovens, e a resistência diária construída por mulheres como Negra Jaque, que em suas composições questiona e enfrenta o machismo, o patriarcado e as violências sofridas pelas mulheres. 

De acordo com a coordenadora pedagógica do curso de JMCs, Ceniriani Vargas da Silva, o encontro foi um importante momento de experimentação de elementos do hip hop pelas jovens.

“Foi um espaço para música, grafite, dança, atividades que podem agregar nas suas ações de intervenção. Também foi muito bacana conhecer a experiência do projeto construído por uma jovem mulher negra na sua comunidade e todo potencial de transformação que este tipo de ação pode ter nos seus territórios. Foi uma atividade inspiradora para que as jovens possam planejar suas intervenções após o curso”.

Crédito: Ceniriani Vargas da Silva/Themis

O curso de formação jurídico-feminista é destinado para jovens moradoras da periferia de Porto Alegre, com idade entre 15 e 20 anos, que desejam qualificar e fortalecer seu protagonismo, além de ampliar sua capacidade de diálogo. A formação é uma realização da Themis em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio da Faculdade de Educação (Faced) e Núcleo de Extensão e Pesquisa Antirracista e Anticapacitista (Neparc), e apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

 


Veja outras notícias

.