Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Centenas de trabalhadoras domésticas serão capacitadas em formação gratuita promovida pela Themis e Fenatrad

Em 27 de abril, data em que se celebra o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, começam as aulas da segunda turma do Curso de Capacitação Profissional #DomésticascomDireitos, promovido pela Themis e pela Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad). O curso, que tem o objetivo de capacitar faxineiras, cozinheiras, diaristas, cuidadoras e babás sobre trabalho decente, cozinha sustentável, cuidado básico de idosos, entre outros, contará com a participação de 200 profissionais. O apoio é da Care, do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro e da AFD, e a realização é do Senac.

Para esta nova turma, as inscrições não serão abertas, já que houve um excedente de interessadas para a primeira turma, que se formará em julho. Foram recebidas cerca de 1.200 inscrições em fevereiro. Para formar todas as interessadas, serão abertas outras duas turmas, em maio e junho, com o apoio de Veja Com o Coração.

A formação acontece toda pelo WhasApp: as trabalhadoras são incluídas em um grupo do aplicativo, que funciona como uma sala de aula, e recebem conteúdos semanalmente por meio de pequenos textos, em cards, áudios e vídeos curtos. As professoras ficam à disposição para dúvidas, assim como a equipe Themis e as lideranças sindicais que fazem parte do projeto.

A internet é custeada pela Themis com recargas de celular pré-pago (de cartão) durante todo o curso para as mulheres matriculadas. Para fazer a capacitação, é preciso dedicar um tempo na semana para as aulas e as atividades, no horário que a trabalhadora escolher. Ao final do curso, as trabalhadoras que realizarem todos os módulos receberão um diploma do Senac, com 100 horas de curso.

Inovadora, a iniciativa da qualificação por WhatsApp foi realizada pela primeira vez entre agosto e outubro de 2020, com a participação de mais de 400 domésticas de todas as regiões do Brasil no curso de direitos humanos e trabalhistas. Na ocasião, as trabalhadoras que concluíram todos os módulos participaram de uma cerimônia de formatura online e receberam diploma da UniRitter.

Entenda o projeto
O curso faz parte do projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho, que contempla iniciativas de capacitação técnica e em direitos humanos para as trabalhadoras domésticas. Trata-se de uma parceria da Themis com organizações de trabalhadoras domésticas do Equador, Brasil e Colômbia, com apoio da Associação Francesa de Desenvolvimento (AFD) e da CARE International. Os cursos ofertados às trabalhadoras domésticas são um dos braços do projeto, denominado Escola de Formação de Habilidades para a Vida e o Cuidado, que contempla uma etapa de formação em direitos humanos e trabalhistas e uma etapa de profissionalização.

O processo de formação centrado nos direitos humanos e trabalhistas aborda os principais marcos normativos da área, as formas de organização social para a defesa de direitos e temas como racismo, feminismo e violência no mundo do trabalho. Já nesta etapa de qualificação profissional são considerados temas como cozinha saudável; cuidado especializado de crianças e pessoas idosas e outras áreas técnicas.

O processo formativo conta com o aval acadêmico e certificação de instituições renomadas, como a UniRitter e o SENAC, a fim de agregar valor ao serviço prestado pelas trabalhadoras


Veja outras notícias

.