Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Aula inaugural do curso de Jovens Multiplicadoras de Cidadania ocorrerá na Câmara de Porto Alegre

A Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos realiza, nesta sexta-feira (20), a aula inaugural do 6º curso de Jovens Multiplicadoras ​​de Cidadania, que abordará a juventude em relação aos temas poder, raça, mulheres na política e Agenda do Cairo. O evento é aberto ao público e ocorrerá às 19h, no Auditório Ana Terra da Câmara de Porto Alegre, com a presença das vereadoras Laura Sito, Daiana dos Santos e Bruna Rodrigues, integrantes da Bancada Negra da Casa.
Nos próximos meses, 30 jovens entre 15 e 20 anos, moradoras da periferia de Porto Alegre, participarão da formação jurídico-feminista. As selecionadas e não selecionadas foram informadas individualmente. O curso será realizado em formato híbrido, com aulas presenciais e virtuais, com certificado da UFRGS para as que concluírem a formação.
A metodologia será sustentada a partir da ideia de pedagogia engajada de bell hooks, que oferece subsídios para que diferentes experiências sejam acolhidas em sala de aula. Todas as alunas que necessitarem terão garantida a conectividade em seus celulares pessoais (recarga) para as aulas virtuais e transporte para as presenciais. O objetivo é fortalecer o protagonismo de mulheres jovens de classes populares e moradoras da periferia, para que elas conheçam, acessem e reflitam sobre a justiça, seus direitos e multipliquem uma cultura ampla de cidadania e direitos humanos.
A 6ª Formação de Jovens Multiplicadoras de Cidadania é uma realização da Themis em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio da Faculdade de Educação (Faced) e Núcleo de Extensão e Pesquisa Antirracista e Anticapacitista (Neparc), e apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Veja outras notícias

.