Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Audiência pública debate feminicídios no Rio Grande do Sul

Crédito: Celso Bender/ALRSA Themis participou, nesta segunda-feira (9/5), da entrega do dossiê “Feminicídios no Rio Grande do Sul” à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e à Câmara Federal. O documento, elaborado a partir de dados da Lupa Feminista Contra o Feminicídio, foi produzido pelo Levante contra o Feminicídio, integrado pela Themis e outras organizações e coletivos.

De acordo com o dossiê, o Rio Grande do Sul é o quarto Estado com maior número de feminicídios consumados e o terceiro em tentativas de feminicídio. Além da entrega do documento, foram apresentadas 10 propostas de ações para o enfrentamento deste tipo de violência.

A Themis foi representada no encontro pela Promotora Legal Popular Fabiane Lara dos Santos. A ativista deu um testemunho potente sobre a importância de políticas públicas para o enfrentamento da violência contra as mulheres.

“Todos nós temos as mãos sujas de sangue, todos esses homens têm as mãos sujas de sangue. Se continuarmos em uma sociedade que mata mulheres, as nossas mãos não estão limpas. (…) Durante 16 anos da Lei Maria da Penha, não tivemos a implementação da lei em sua plenitude. É nosso direito não sofrer violência, é nosso direito viver. Fui vítima de uma tentativa de feminicídio em 2003, quando não existia a Lei do Feminicídio. Eu sou uma sobrevivente, eu sei o que é ser atendida sem ter rede nenhuma. É descabido destruírem a rede que é nossa”, afirmou Fabiane.

A audiência pública foi realizada pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara, por meio do mandato da deputada federal Maria do Rosário, e da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com a deputada estadual Sofia Cavedon. (Crédito da imagem: Celso Bender/ALRS)

Clique aqui para acessar o dossiê

Clique aqui para assistir a gravação da audiência


Veja outras notícias

.