Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Minicurso: Diálogos de Direitos Humanos e Gênero

 

Diálogos de Gênero e Direitos Humanos é um minicurso pensado para debater o campo do direito internacional e dos direitos humanos como espaço em disputa para temas sempre atuais de gênero, violência e direitos. Com o objetivo de envolver advogadas e lideranças feministas, nossa proposta é produzir conhecimento que nos permita, juntas, analisar os sistemas e ferramentas de direitos humanos e direito internacional para esse campo, analisar estratégias e impactos de casos de litígio internacional, como a Lei Maria da Penha, e pensarmos juntas os desafios e possibilidades feministas colocados nestes tempos.

Os encontros serão nos dias 23 e 30 de novembro e 7 de dezembro às 19h30min às 21h30min.
No auditório do escritório Paese, Ferreira e Advogados Associados – Rua dos Andradas, nº 1121, 6º andar.

Primeiro encontro (23/11):
Desmistificando o campo do Direito Internacional e de Direitos Humanos
Introdução ao tema e dos direitos humanos: discutiremos convenções e sistemas internacionais, o sistema ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nesse universo.

Segundo encontro (30/11):
 Advocacy feminista, litígio internacional e as lições do caso Maria da Penha VS. Brasil
Aprofundar o estudo dos sistemas e ferramentas como a CEDAW e a Convenção de Belém do Pará como estratégias de litígio internacional e debater o caso Maria da Penha vs. Brasil em suas estratégias, impactos e lições para os próximos passos.

Terceiro encontro(07/12):
Próximos passos: possibilidades, estratégias e desafios na pauta de gênero e direitos humanos
A partir das reflexões anteriores, debater as estratégias, possibilidades e desafios colocados para o contexto atual, pensando próximos passos de incidência e atuação local e internacional no campo de gênero e direitos humanos.

O minicurso tem vagas limitadas para 20 pessoas que estão abertas até serem esgotadas e disponíveis em: http://bit.ly/2j2XjNw


Veja outras notícias

.