Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

8ª Conferência Estadual de Saúde começa nesta sexta em Porto Alegre

Clique aqui para acessar a matéria publicada originalmente no site Brasil de Fato

Começa nesta sexta-feira (24) a 8ª Conferência Estadual de Saúde, no auditório Araújo Viana, em Porto Alegre. Realizada a cada quatro anos, o evento terá a participação de mais de dois mil delegados eleitos em conferências municipais em todo o Rio Grande do Sul. Segundo o Conselho Estadual de Saúde, estarão em debate os problemas da saúde e serão aprovadas propostas para a melhoria das políticas públicas.

A conferência tem como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. A solenidade de abertura acontece às 9h30, seguida da plenária para aprovação do regulamento e, ao longo do dia, das mesas que terão como assunto a democracia e saúde, saúde como direito, princípios e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação continua neste sábado (25), com a discussão em grupos de trabalho, que farão o debate e votação das diretrizes e propostas oriundas das etapas municipais. A reunião desses grupos será feita nas escolas estaduais Júlio de Castilhos e Protásio Alves.

Na manhã de domingo (26), a plenária final acontece novamente no Araújo Vianna. Na oportunidade, também serão eleitos os 140 delegados que representarão o Estado na 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em Brasília, entre 4 e 7 de agosto.


Quatro Promotoras Legais Populares, duas do bairro Restinga e duas do bairro Guajuviras estão participando do evento. Ana Flores Mossatte diz o que está achando do evento “Está muito bom! É um grande evento de mobilização. Pela garantia de direitos da população.  Para mais participação e fiscalização.”

Fabiane (E) e Ana (D) Promotoras Legais Populares de Canoas.

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui para acessar a programação completa do evento


Veja outras notícias

.