Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

12 de junho: Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

O DIA 12 de junho, foi instituído em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)  como Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, quando foi apresentado o primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho -CIT.

Dados apontam que existem 152 milhões de crianças em situação de trabalho infantil no mundo. No Brasil 2,4 milhões de crianças e adolescentes entre 5 a 17 anos trabalham na agricultura, na construção civil, em trabalhos informais nas ruas ou em trabalhos domésticos. A estimativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) é de que 15,5 milhões de crianças em todo o mundo estão envolvidas em trabalho doméstico, remunerado ou não, em casa de terceiros.

A campanha mundial de 2019  tem como tema “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar” e alerta para as consequências sérias e muitas vezes irreversíveis à saúde e à educação das crianças, além de  afetar o direito ao lazer e ao descanso. Estudos apontam que 90% das crianças que trabalham abandonam a escola ou apresentam defasagem escolar.

As organizações convidam os internautas a participar das iniciativas por meio de um “twittaço” sobre o tema, a partir das 9h. Artistas, organizações que lutam contra o trabalho infantil e todos(as) que quiserem participar podem publicar a hashtag #BrasilSemTrabalhoInfantil


Veja outras notícias

.